Matérias



DIFERENÇA ENTRE FOTOS (CASEIRAS / CARA$ / PROFISSIONAIS)

Por varias vezes me vejo incrédulo ao escutar de algumas pessoas a frase: “NÃO SOU FOTOGÊNICO(a)”!
Muitas pessoas acham que por não saírem tão bem em (FOTOS CASEIRAS), não são fotogênicas.
Há casos ainda piores! Como o das (FOTOS CARAS $$$).
Pessoas que pagaram para fazer seu Book e não tem um resultado final satisfatório, passam a não acreditar mais em seu próprio potencial, quando na verdade a única culpa que carregam é a de escolher mal o “FOTOGRAFO”.
E quase sempre essa impressão (não ser fotogênico/a) esta incorreta. Isto ocorre DEVIDO ao fato de nunca terem passado pelas mãos certas!
A causa maior desse problema é existência de diversos “pseudo-fotógrafos"(pessoas que muitas vezes sequer tem Equipamento Profissional). Acreditao ter o “talento” e que mesmo sem ter algum estudo técnico. (Sejam esses estudos obtidos por: “curso regular ou capacitação Auto-didática”). Querem a todo custo entrar na profissão. Seja por acreditar ter glamour no meio fotográfico, seja para fazer um "BICO" ou apenas para recuperar o custo da compra do material fotográfico.
Estes mesmos “Pseudo-fotógrafos” são responsáveis por iludir pessoas que não tem chance de entrar no mercado só pra ganhar o dinheiro do Book. E também de estragar os sonhos de pessoas que realmente tem chances, mas devido ao resultado insatisfatório das fotos perdem  seu brilho próprio.
O Pior é que na maioria das vezes. Além do/a Modelo não saber que pode ter um resultado melhor, o “pseudo-fotógrafo” realmente acredita que esta fazendo um bom trabalho com suas fotos!
Abaixo vou dar exemplo de uma cliente que tinha essa impressão de si (não sou fotogênica). E que além de FOTOS CASEIRAS desfavoráveis. Havia passado pelas lentes de outro “fotografo” que infelizmente não conseguiu dar a ênfase necessária, para melhor expor sua beleza, gerando assim FOTOS CARAS $$$. E que não permitem que a modelo se destaque no mercado.
AQUI SEGUEM FOTOS DA MODELO (MARIANA RIBEIRO) FOTOGRAFADA DE FORMA PROFISSIONAL (Cabelo, Designer & Fotografia por LLEO GIRÃO / Maquiagem por Gabrielle Lindgren)


AQUI SEGUEM EXEMPLOS DE FOTOS CASEIRAS E FOTOS CARAS DA MODELO (MARIANA RIBEIRO)




O Mais importante a ressaltar é que não adianta a sua foto ser “cara” ($), e ter a melhor produção de maquiagem e cabelo e figurino. Se o “Operante da Câmera” não sabe ou tem preguiça de trabalhar a iluminação, fazer a medição da luz, buscar o melhor enquadramento, sugerir e favorecer as suas poses e ter o conhecimento necessário para um bom tratamento posterior de imagens. As fotos não serão satisfatórias. E tanto o(a) modelo quanto o “pseudo-fotógrafo” não tem a consciência de qual melhor poderia estar o trabalho. Isto se o "pseudo-fotógrafo" tivesse o talento e os conhecimentos técnicos, para melhor explorar a Beleza do(a) modelo.


Concluindo.
O que faz a modelo é o conjunto Cabelo, Maquiagem, Figurino e principalmente um  FOTÓGRAFO competente. 
Só assim poderemos chamar suas fotos de (FOTOS PROFISSIONAIS)
____________________________________________

EDIÇÕES DE FOTOGRAFIAS


Um tempo atrás... Fui contratado por uma jovem para fazer um book com foco para trabalhos em moda e eventos. Ela me relatou nunca ter feito um book e que havia sido recomendada por uma amiga que era modelo e tinha feito fotos comigo... Alguns dias depois fizemos as fotos. "Tudo normal"...
Após a entrega das fotos já editadas (photoshop) com equalização de cores, correções de imperfeições na pele, clareamento de dentes e etc... A cliente que nunca tinha feito fotos com produção de cabelo e maquiagem profissional se olhou nas figuras e disse:

- Nossa estão lindas! Nem parece que sou eu! Estou preocupada, pois acho que estou vendendo uma imagem que não sou eu...

Então me perguntei:
(Como é possível uma pessoa ser fotografada e não acreditar que é ela mesma quem esta nas fotos? Será possível que a auto-imagem dessa pessoa esteja negativa a ponto de não se reconhecer por estar produzida...?)

Por precaução sempre guardo as fotos originais “cruas” (sem photoshop). Então mostrei para a guria as fotos cruas. Comparei as cruas com tratadas para ficar claro pra ela que a edição nas fotos foi apenas para acerto de contraste e retirada de imperfeições na pele. E que fotos com qualidade profissional são chamadas de profissionais por valorizarem a modelo explorando o melhor ângulo, luz e tratamento de imagem para maior embelezamento de sua figura.

- Numa foto voltada para “moda” você tem que estar produzida e só entram no álbum as fotos mais belas, que mais valorizem a beleza da modelo.
Nenhum fotografo sério, colocara a mostra uma foto sem tratamento em um catalogo, book, internet, etc...
“É natural nos meios fotográficos, gráficos e  publicitários o tratamento de imagem”!

E para provar definitivamente que é de praxe o tratamento de imagens profissionais, separei a baixo alguns exemplos de MODELOS E CELEBRIDADES com imagens antes e depois do tratamento com photoshop.







__________________________________________________________________

Como fotografar seu Bebê
Certamente já se questionou acerca daquelas fotografias de bebés que parecem saltar entre outras pela sua naturalidade e beleza, e até gostaria de conseguir algumas dessas fotografias com o seu novo rebento. Saiba como pode tornar as memórias do seu bebé em fotografias memoráveis.

A pesquisa certa
Existem inúmeras pessoas que não ligam muito à fotografia mas, quando nasce um bebé, as coisas podem mudar – todos sabem que as imagens das crianças são memórias preciosas para toda a vida. Se considera que o que interessa é a ideia da fotografia e não a própria fotografia, pense melhor, porque uma imagem transmite sentimentos, e uma boa fotografia ajuda a comunicá-los melhor.

Todavia, a qualidade das imagens depende da capacidade de as obter, e não da câmara fotográfica em si.

Por exemplo, por vezes esquecem-se coisas importantes simples como os olhos vermelhos, que estragam uma fotografia, isto é simples, mas pode estragar todo um conceito. As sombras, as imagens desfocadas,… tudo isto cria stress fotográfico.

Se alguma destas coisas já lhe chamou a atenção, saiba que existem inúmeros pais e mães que sofrem do mesmo.

A cura para este tipo de problemas é ter em mente que menos é mais, e quando for comprar uma câmara digital, considere que não precisa de uma câmara cara, mas sim uma simples!

A câmara fotográfica certa para si 
Não tem de gastar todas as suas economias para conseguir fotografias de qualidade, as fotografias não são criadas pela câmara fotográfica, mas sim por si. Por isso, não é por comprar uma câmara fotográfica digital cara que naturalmente vai conseguir melhores fotografias. Atualmente, uma câmara digital comum simples, tem inúmeras funções nas quais pode confiar para obter fotografias de qualidade do dia-a-dia.

Se não tem muita experiência com computadores ou com câmaras fotográficas, opte por uma câmara digital, com o mínimo de funções possíveis, pois trabalhar com uma câmara cheia de opções, pode ser demasiado para quem se inicia no mundo da fotografia. Fotografar pode ser muito divertido e fácil, mas também pode ser muito complexo. Quanto mais tipo de opções a câmara fotográfica tiver, mais experiência é necessária para a operar da forma correta.

Pesquise online, compare preços antes de fazer a compra.

A quantidade de informação que uma câmara fotográfica pode armazenar é medida em megapixéis. E ainda que as câmaras fotográficas compactas menos dispendiosas possam ter 16 megapixéis, a realidade é que, para obter uma fotografia comum, uma câmara com 4 ou 5 megapixéis é mais do que suficiente, pois consegue fotografias já de médio formato, e por um preço baixo.

Se não vai fazer impressões de grande formato não deve comprar uma câmara compacta cara $.

Fotografar como um profissional
Uma das grandes vantagens das câmaras fotográficas digitais é a capacidade de se poderem tirar centenas de fotografias antes de se decidir quais as que se vão imprimir. Por isso, pode ir praticando e tirando fotografias em grande quantidade e posteriormente selecionar as melhores.

Mesmo que seja fácil apagar as fotografias menos boas, e dar retoques no computador em programas de edição e imagem, como a correção dos olhos vermelhos, a exposição incorreta e até a desfocagem; o truque para captar fotografias da família boas, artísticas e divertidas, é lendo o manual da câmara fotográfica! Desta forma ficará familiarizado com os termos, símbolos e configurações, antes de conseguir captar os momentos preciosos do seu bebé ou filhos. As câmaras digitais possuem pequenos símbolos e, por vezes, não é óbvio o que significam. Os símbolos não são universais, vão mudando de marca para marca. Compreenda não só os símbolos mas os botões e as configurações do ecrã.

Muitas câmaras digitais estão equipadas com sensores autofócus, grelhas de foco, ou configurações seletivas dos infravermelhos do flash que eliminam os olhos vermelhos. Mas a tecnologia que pode ser uma grande vantagem em algumas situações, poderá não ser a mais amiga das boas fotografias.

Isto no sentido de que o objeto pode reagir a elas. Um pré flash de eliminação de olhos vermelhos, pode arruinar uma fotografia, porque o seu filho pode reagir a ele e acabar por estragar uma potencial excelente fotografia. Isto porque o pré flash pode demorar muito tempo, ou tempo a menos. Por isso, convém testar os diversos modos da câmara antes de fotografar.

Antes de decidir comprar uma impressora de fotografias, lembre-se que inúmeros locais imprimem fotografias a preços muito convidativos e fazem com que uma impressora possa ser um investimento desnecessário. Na altura em que for levantar as suas fotografias impressas e vir que as fotografais estão muito claras ou escuras, pergunte ao técnico porque é que isso aconteceu, certamente ele será capaz de lhe dar algumas dicas.


Evitar os erros de fotografia mais comuns A maioria dos erros que as pessoas cometem na fotografia são porque as condições de iluminação não são as ideais.

Pouca luz. A falta de luz cria frequentemente imagens desfocadas porque o obturador da câmara fotográfica, para captar mais luz, fica mais tempo aberto. Para este tipo de condições use um tripé, ou um flash de enchimento para compensar a falta de iluminação.

Demasiada luz no plano de fundo. Demasiada luz no plano de fundo de uma fotografia pode tornar o fundo escuro ou causar demasiado contraste, criando uma exposição incorreta. Opte por fotografias no exterior, cedo da manhã ou no final da tarde, alturas em que a luz natural é mais suave.

A melhor coisa a fazer quando se fotografa no exterior é certificar-se que a parte de trás do objeto a fotografar é o sol, e depois usar um flash de enchimento para encher as sombras. Desta forma evita que a pessoa fique a franzir os olhos.


Diminuir o formato para partilhar! 
Não se esqueça desta dica! A grande vantagem de um formato digital é também a possibilidade de partilhar fotografias facilmente, por exemplo, enviar por e-mail para outros familiares. Mas, um dos grande erros comuns que as pessoas cometem, é enviar as imagens por e-mail esquecendo-se de diminuir o tamanho das mesmas, e convertê-las para um formato mais comum como o jpeg.

Algumas das câmaras fotográficas captam as imagens por defeito em certo formato, usualmente o comum jpeg. Mas pode não ser, e se a pessoa a quem enviar a imagem não tiver um leitor desse formato, não será capaz de a visualizar. Geralmente, é melhor converter a imagem para um ficheiro jpeg e diminuir o seu tamanho para 6x13 centímetros. Desta forma, será enviada rapidamente e será visível para qualquer pessoa.

Ainda que diariamente sejam lançadas novas tecnologias, novos tipos de equipamento, logo na hora em que nos estávamos a habituar a outros, a realidade é que as câmaras digitais compactas são fantásticas para se conseguir tirar inúmeras fotografias que se armazenam em cartões de memória, e que entre 100 imagens desfocadas e outras 100 sem nexo, existirão 1 ou 2 que serão perfeitas.



_________________________________________________________________

Sempre quando penso sobre fotografar mulheres não tem como não lembrar das inúmeras vezes que ao falar que sou fotografo para estranhos ou para amigos e conhecidos quase sempre escuto: “Você faz foto de mulher pelada? Precisa de ajudante?”. Pior que a cara deles quando perguntam é a cara deles quando respondo: “Nunca fotografei uma mulher pelada e, definitivamente, não é por falta de oportunidades!”. 

Não costumo pensar em nu de forma pejorativa e essa é a questão, existe uma linha tênue que separa a pornografia do nu artístico. E esta ai a diferença entre fotografar MULHER PELADA ou fazer um ensaio sensual.

A questão é que da pra explorar a nudez feminina acentuar suas formas sem fazer da modelo um anuncio de disk sexo...


Abaixo seguem exemplos de nu artistico que valorizam as formas sem SEXUALIZAR e/ou VULGARIZAR a modelo.





























(Imagens retiradas de sites variados pesquisados no google. Autores e modelos desconhecidos)